Prosperidade e Riqueza

Certamente que um dos temas que mais tem atraído o povo às igrejas nos dias atuais é a Prosperidade mas, o que é a Prosperidade? Qual o conceito? O propósito?

Segundo o dicionário, a Prosperidade em seu significado é definida por: Qualidade ou estado do que é próspero (do latim prosper ou prosperus, -a, -um, que vai bem, feliz); Felicidade; Ventura.

Pois bem, não nos é possível ver no parágrafo acima nada relacionado a riqueza. A prosperidade tem a ver com o estado de espírito da pessoa e não está ligado somente a sua condição financeira.

A riqueza é um dom de Deus. No livro de Eclesiastes, capítulo 5, versículo 19 diz: “E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.”
De fato uma pessoa é escolhida por Deus para possuir riquezas de grande porte, salvo quando isso é obtido através de “outros” meios, mas quando vem de Deus é para que essas posses possam glorificar o nome do Senhor e, segundo Seu propósito, isto venha ser utilizado na Sua boa Obra.

Creio que um dos homens mais prósperos na Bíblia venha a ser o profeta João Batista, uma pessoa humilde e de pequenas posses, citado nos Evangelhos de Mateus (Mt 3:4) e Marcos (Mc 1:6) como vestindo pêlos de camelo e um cinto de couro e alimentando-se de gafanhotos e mel silvestre. Porém, este profeta dedicou sua vida a anunciar a vinda do Messias, em alguns momentos sendo confundido com o próprio Jesus e foi honrado pelo Mestre (Lc 7:20).

Como vimos na mensagem anterior, a casa de Obede-Edom prosperou em todas as áreas ( II Sm 6:11), ou seja, houve felicidade e qualidade de quem vai bem. A arca do Senhor, que representava a Presença de Deus, trouxe a casa de Obede-Edom toda Sua paz e graça. A glória de Deus faz isso com nossas vidas, muda nossa sorte, destino e instaura a paz de espírito.

Uma pessoa pode ter riquezas e não ser próspera? Sim, vemos isso em muitos casos e há um ditado popular sobre isso: “O dinheiro não traz felicidade”

Pode haver prosperidade sem riqueza? Com certeza, a prosperidade está relacionada ao espírito e não aos bens materiais.

Um dos grandes problemas dos homens é de tentar preencher algo espiritual com algo material, como isso não é possível ele acaba achando que ainda tem pouco e busca cada vez mais riquezas, por não conseguir seu objetivo isso acaba gerando, o dito “mal do século”, a depressão.

Salomão munido de toda sabedoria concedida por Deus e já experiente em seus dias, fala-nos no capítulo 2 do livro de Eclesiastes sobre a edificação de seu reino, “Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas… Adquiri servos e servas… tive grandes possessões de gados e ovelhas… Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias…”, e sua conclusão foi:

“E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol”. (Ec 2:11)

A vaidade e a vontade de ser alguém “melhor” que os outros o fizeram ajuntar riquezas, a aflição de espírito o fez cada vez querer possuir mais, e mais, e mais…

Ao final do livro, Salomão diz: “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau”. (Ec 12:13-14)

Jesus disse: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. ( Mt 6:19-21)

Onde está o vosso coração?

Que Deus os abençoe!

Francisco André Mendes Junior

About these ads

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s