Pretextos

Jesus e Pedro

A vida no século 21 trouxe ao homem novos avanços que antes eram apenas artigos de ficção científica, como por exemplo as viagens espaciais em que você ou qualquer pessoa pode comprar um assento em um vôo comercial e visitar a estratosfera. Alguns afirmam que o homem evoluiu no último século mais do que em todas a história da humanidade. Todo esse avanço teve um custo, com um mundo cada vez mais globalizado e a vida agitada em que vivemos nos deixa com poucas brechas em nossa agenda. O tempo fica mais escasso à família, lazer, saúde e, principalmente, a Deus.

Quer um exemplo real disso tudo? Fazem três anos desde a última postagem desse blog. Digo isto não para vergonha, mas para testemunho vivo e fiel desse tema. Tenho que agradecer a Deus porque Ele é fiel e tem cumprido com suas promessas aos participantes desse grupo que se reunia todas as segundas-feiras para orar, Muitas vidas foram edificadas e histórias transformadas, pois lembre-se: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. Romanos 8:28 NVI

O pretexto disso é, como sempre, uma agenda cheia de compromissos que desviam a atenção para outras coisas. Isso lhe parece familiar?

Na bíblia não existe essa palavra, “pretexto”, porém, existem alguns exemplos de que pessoas que usaram de justificativa para não fazer segundo a ordem de Deus para suas vidas. Tomando como um exemplo desse tipo de atitude, vemos a história de Jonas e o grande peixe. Deus havia dado uma ordem a ele de ir até a cidade de Nínive para exortá-los sobre suas atitudes maliciosas e que a ira de Deus iria cair sobre aquela terra. Jonas temeu a ira que viria sobre aquela cidade e tentou fugir para Társis para se “esconder” do Senhor. (Jonas 1:1-3)

O vento soprou forte sobre o mar e Jonas pediu para ser jogado ao mar pois sabia que ele era a causa daquela fúria e, então, orou ao Senhor:

“Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor.

Jogaste-me nas profundezas, no coração dos mares; correntezas formavam turbilhão ao meu redor; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.

Eu disse: Fui expulso da tua presença; contudo, olharei de novo para o teu santo templo.

As águas agitadas me envolveram, o abismo me cercou, as algas marinhas se enrolaram em minha cabeça.

Afundei até os fundamentos dos montes; à terra cujas trancas estavam me aprisionando para sempre. Mas tu trouxeste a minha vida de volta da cova, ó Senhor meu Deus!

Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha oração subiu a ti, ao teu santo templo.

Aqueles que acreditam em ídolos inúteis desprezam a misericórdia.

Mas eu, com um cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a ti. O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvação vem do Senhor”.  (Jonas 2:2-9 NVI)

Você já sentiu nas profundezas dos mares? Em um abismo? Quem sabe nos fundamentos dos montes sem forças para se levantar e subir?

Deus teve misericórdia da vida de Jonas e tem de nós também, como está escrito: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim”. (Lamentações 3:22 ARC)

Jesus, mais uma vez dando prova de sua divindade andou por sobre as águas como citado no livro de Mateus, capítulo 14, no versículo 25. Vendo os discípulos que um homem andava sobre o mar em direção a eles, temeram pois não sabiam quem era, a resposta do Senhor foi simples: “NÃO TEMAS”!

Pedro questionando ser realmente era o Senhor, pediu para ir com ele e Jesus o chamou. Por conta de sua – entenda-se “nossa” – limitação humana, Pedro temeu pois o vento era forte, e Jesus ESTENDEU-LHE A MÃO, o levantou e indagou: “Homem de pouca fé, por que duvidaste”? (Mateus 14:28-31 ARC)

Mas qual a relação do pretexto de Jonas e Pedro? Um usou o medo como pretexto para “fugir” da presença do Senhor, foi jogado ao mar e teve que buscar a Deus nas profundezas do mar. O outro foi ao encontro de Jesus e caminhou sobre as águas.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, EU VENCI O MUNDO”. (JOÃO 16:33 ARC)

Um grande abraço a todos na Paz do Senhor.

Francisco Mendes

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário